sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Trava-línguas ( Hélio Consolaro )

Alguns trava-línguas para facilitar o trabalho de fonoaudiólogos, professores, atores, locutores, enfim, profissionais que precisam de uma boa dicção. E também para aquelas brincadeiras entre amigos e familiares.
O dicionário Houaiss escreve que trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente.

1) Casa suja, chão sujo
2) No meio do trigo tinha três tigres.
3) Três pratos de trigo para três tigres tristes!
4) A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
5) Atrás da porta torta tem uma porca morta.
6) A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.
7) A babá boba bebeu o leite do bebê.
8) A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
9) Bagre branco, branco bagre.
10) Bote a bota no bote e tire o pote do bote.

33 comentários:

M4rC3L0 disse...

muito légal esse trava linguas.
Marcelo Marcelino Alves Filho
9º ano A

adorobisqui disse...

muito bom professor o trava lingua e muito interresante eu ja copiei tambem alguns pra mim mostra para os meus primos a eu tambm conheço 1 " o gato roeu a roupa do rei de roma"
........
9 ano A Kathleen

Fabrizzio 9° B - Executivo disse...

legal mesmo os travas-linguas professor. Até mesmo porque da para dar risadas com isto. kaka

Unknown disse...

Bem legal professor os travas-linguas.Vo falar ums pra meus amigos ,o mais dificio e :A babá boba bebeu o leite do bebê. Murilo Henrique 9°ano A ,colegio executivo

l disse...

não gosto muito de travas línguas justamente por travar e não sair nada!

Anônimo disse...

larissa 2º ano b

Bruna de Aquino Soares disse...

nossa é um otimo pega hein?
principalmente bagre branco,branco bagre

Unknown disse...

Gostei muito dos trava-línguas, legal mesmo.E eu já ganhei um mini campeonato de trava-línguas aqui da escola...


Caique Elias 1* ano b

Unknown disse...

muinto bom ^^
gostey pakass .
marcella 9° A

Unknown disse...

muito legal ,gostei ,porem muito difícil , não consigo falar nenhuma rápido d+.michelly do 1º C do ensino médio do executivo.

gabriel 9° B disse...

kkkkkk muito bom professor eu nao consigo fala nem uma rapido!kkkkkkkkk
o que e isso pode explicar para gente?

Thaynnara Guimaraes 3 B disse...

é um assunto muito interessante e chama muito a atençao do leitor

Anônimo disse...

gustavo 9 ano A esses travas lingua sao muito interesanres alem de serem divertidos pois literalmente trava a lingua

Anônimo disse...

Trava Linguas e muito interessante porque podemos treinar mas a leitura e nao ficar com vergonha na sala de aula rsrs.
Postado por Irene Cristina 1°C do E.M. Colegio Executivo!

Anônimo disse...

O trava lingua é uma maneira muito legal e eficaz para trabalhar a dicção,parabens pela escolha do tema.

Ligiane Martins,3ºA

Anônimo disse...

CARAK, não sabia que os fonoaudiólogos usam trava-lingua em seu serviço, pensava que era só um meio de se divertir entra amigos;D
- Bruna Alves 9°A (Executivo

Unknown disse...

Eu não consigo dizer rapido esse aqui 'Três pratos de trigo para três tigres tristes! '
É muito complicado pra mim.
JÉSSICA NAUANA 9°B

Matheus Vilela disse...

Os trava-lingua é muito interessante para pronunciá-lo.Tentei pronunciar alguns só saiu besteira,ri muito e não concegui

Matheus Vilela 9ºano A
Colégio Executivo

Unknown disse...

essa imagem é muito legal que me lembra dos tempos que eu era bebezinha.
Mariana7ªano"A"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OS trava-línguas tem sílabas dífíceis de pronunciar é
e me enrolei toda na hora de falar thais bento marcorio 9ano''c''COLÉGIO EXECUTIVO

Anônimo disse...

Achei muito legal os trava-línguas,ate mesmo pude ler alguns que eu nem conhecia ;)Stefany Cristina 9ºC (Executivo)

Amabile Rakel 9ºc disse...

Nunca consegui falar mais que 4 palavras em um trava-linguas.

Anônimo disse...

difícil de pronunciar , mas divertido de se escutar os outros falando errado... eu mesma não consigo falar nada disso rápido.
sarah cecília 1 ano c
colegio executivo.

Marianny 9c disse...

eu nunca consegui falar um trava linguas se que na minha vida.

Unknown disse...

wanderson esses trava-linguas sao bastante legais... é muito dificil falar rapido e acertar tudo...confundi muito a cabeça...

Julio Cesar

3ano A

Tânia Rocha disse...

Gostei bastante, mais é uma confusão muito grande!
Tânia Rocha
2°ano C
Colégio Executivo

Kelly' disse...

-Oh' =D Que Tenso eh' kkk¹¹.Muito divertido trava-línguas,falar devagar é facil nem confunde mas tenta falar rapido no que que sai...'Ou melhor não sai é nada'!
^^
Kelly Daiane R. Viegas
3° A

kelly disse...

Nossa muitoo dificil falar nao saiu nada.

Bagre branco, branco bagre.
esse foi um dos mais dificeis.

Kelly Barbosa Mendanha 3°B

Unknown disse...

Esses trava liguas são bastante interessantes,poque conseguem nós travar rapidamente.8ano a

mila disse...

Eu acho bastante interessante os trava- linguas..
e bem divertido e é uma boa forma de voce aprender a ter uma boa dicção
MILANA ESTER
- 2ºANO C
- COLEGIO EXECUTIVO

Unknown disse...

KKKKKkkkkkk Muito legal isso!
eu por exemplo me erolo todaa

1° C

Anônimo disse...

Muito legal!!!

Wilson Wilker 3ºA