sexta-feira, 5 de março de 2010

Um Conto curto: Papel Amassado

Quando criança, era impulsivo e reagia à menor provocação. Depois, me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado. Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, me entregou uma folha de papel lisa e disse:
- Amasse essa folha!
Obedeci e fiz com ela uma bolinha.
- Agora - ele voltou a dizer - deixe-a como estava antes.
Claro que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel ficava cheio de dobras. O professor disse:
- O coração das pessoas é como esse papel. A impressão que deixamos neles é tão difícil de apagar como esses amassados.
Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado.
A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.

49 comentários:

Kelly' disse...

-LindOo e reflexivo Conto!
Conheço uma historia parecida só q ao invés de Uma folha de papel são "Pregos" em uma porta.
O Pai aconselha o filho a toda vez que se estourar com alguem martelar um prego na porta.Quando a porta se encheu o pai disse para ele tirar os pregos e mostrou os buracos na porta comparando-os aos coraçoes das pessoas,que por mais que retiramos oque falamos sempre vai ficar uma marca no coração das cujas pessoas'!

Kelly Daiane 3° A

Unknown disse...

Otimo para refletir e aplicar no nosso dia a dia.Tabém ja tinha ouvido o dos pregos.

LAURA SOARES 2anoB

Unknown disse...

Adorei o conto, e me faz pensar melhor antes de explodir diante das pessoas. Nunca parei para pensar no que o conto me passou.


Ludmila Rezende, 8º ano A

Anônimo disse...

contos , é muito bom para você saber construir uma historia pequena e muito boa, João Victor 1º ano A'

Anônimo disse...

Conto é muito importante para você, pois você aprende várias historias pequenas muito boa . Beatriz 2 ano A

Anônimo disse...

- Kelly ja tinha me contado o conto sobre os pregos,contos sabios estes!

Karla Katiussy
3° A

Anônimo disse...

Otimo.Esses contos sao bons pra refletir, alem de trazer ensinamentos

Ananda 3°A

thaii gregório :) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sarah disse...

que lindo :)
reflexões assim , são otimas para mostrar as pessoas , como são os sentimentos , coisas que deicham marcas ... (sarah neves 9º ano C )

thaii gregório :) disse...

acho tão lindo textos/poemas assim , mostram que as pessoas que magoam , deveriam antender que quem é magoado , pode nunca esquecer aquilo . (thainara gregório 9º ano C )

fernanda disse...

Eu acho que esta super certo o que aquele professor disse.Temos que pensar bem nas coisas que iremos fazer e dizer,porque depois,por mais que tentemos consertar,sempre restará uma ponta de mágoa.FERNANDA MARTINS-8ºANO A

Anônimo disse...

Um conto bem interessante mesmo viu,adorei ele!
Luiz Guilherme 3°A

dhebora disse...

lindo e uma historia para se refletir pois aconte-se o tempo todo com as pessoas.
dhebora eduarda de borba moreira
7''b''

CArol disse...

Muito legal esse conto, acontece muito no dia-a-dia.....e eu não gosto de magoar ninguém, porque não gosto de ser magoada....
Ana carolina F. Barros
3ºano b

Unknown disse...

pura verdade amei este conto...
e isto que acontece com nosco, no nosso dia a dia pois fasemos muitas coisas sem pensar...
gabriela bastos 8 ano"a"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sem duvidas, maravilhoso!
As vezes agimos por impulso, e acabamos nao pensando no que pode acontecer, e diante disso, vejo que a melhor coisa a se fazer antes de agir assim, e pensar muito bem nas consequencias que aquele pequeno momento pode nos trazer!

Ana Clara
Executivo 2 ano C

Unknown disse...

Ótimo, esse conto, pois é assim que aprendemos a crescer na vida, com experiencias de outras pessoas, contos e até mesmo com os nossos proprios erros!!!

Lorrayne Araújo
3°A

Tânia Rocha disse...

É uma linda reflexão, e acho que mais pessoas deveriam seguir esse exemplo, pois um papel amassado nunca mais volta ao seu normal!

Tânia Rocha
2°ano C

thaynara dias 2°C disse...

nossa é uma verdadeira liçao de vida...
acho que vou ter que usar isso na minha vida as vezes.
2°c executivo

Unknown disse...

Esse conto explica,e nós fais refletir sobre o que falamos nós momentos de raiva.8ano a

adrielly stefanny colegio executivo 7 anoB disse...

e muinto legau esse conto faz nos refletirmos sobre oque falamos em sertos momentos , nos da uma lisao de vida e todos nos deveriamos segir esse exenplo e magoar augem alem de nos ficarmos trites de ter magoado uma pessoa essa pessoa ira ficar muinto triste,desepicionada i isso tudo contribui para nos continuar as nossa vidas sem desapontar as pessoas que nos amam

Amanda disse...

adorei me indentifiquei muito com esse texto ás vezes machuco as pessoas e nao percebo
Amanda Sousa Ramos 8 ano a

Unknown disse...

crescer e aprender com seus erros saber reconhecer que estamos errados muito bom! eduardo freitas 2anoB

Matheus Rodrigues disse...

Gostei muito deste conto e me fez refletir sobre magoar uma pessoa,e agora oque eu pode evitar pra machucar alguem eu vo fazer o possivel.

Vivianne de Paula disse...

As vezes ferimos as pessoas que mais amamos por pequenos motivos, e nao pensamos nas consequencias que isso pode causar e acabamos perdendo pessoas maravilhosas.

Colegio Executivo
2 ano c

Unknown disse...

Eu gostei é reflexivo . acabei pensado em alguns atos que eu comenti e pensado em tenta-lò não comente-los novamente.


Priscila Raquel 2°C

Anônimo disse...

É muito reflexivo o conto.Gostei...
Muitas vezes dizemos palavras sem pensar que magoam pessoas que amamos. E achamos que com um pedido de desculpas resolve tudo, mas não é bem assim, não tem como apagar o que foi dito. Temos que pensar primeiramente antes de dizer alguma coisa.

( Tayrine Turonis 9ºC )

Unknown disse...

Uma historia linda,me indentifiquei bastante,e vou tentar me lembra dela quando for ter minhas explosões de raiva.

Anônimo disse...

guilherme moura 2°C
falou pouco mas falou tudo, adorei isso e vou passar a pensar nisso antes de estourar!

Anônimo disse...

e sempre bom nos darmos sempre uma boa impressão.Hygor 2 ano C

Unknown disse...

Muitissimo interessante esse conto.Nos faz realmente refletir sobre nossas atitudes do dia-a-dia,por que muitas vezes agimos de forma errada com tantas pessoas e achamos que é so pedir um leve "desculpinha" e está tudo resolvido.É realmente não é assim temos que dar mais valor as pessoas que estão ao nosso lado e dar valor principalmente a tal dadiva (Paciencia).
Bruna Santos
3º ano B

Rodrigo disse...

Esse texto serve como um exemplo e pode ser aplicado como uma dinamica, para pesssoas que não sabem lidar com outras pessoas.
O papel amassado representa muito bem como fica uma pessoa ao ser maltratada, ficam marcar profundas que mesmo se você faz o possivel pra voltar ao normal jamais será como era antes.
Rodrigo Ferreira
1○ Ano "C"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lorrani cristina 3ºb disse...

caramba, e aplica um pouco à mim. as vezes eu, por ser sincera demais, acabo machucando as pessoas e as vezes nem penso se a pessoa gostou ou nao!
muito bonito e reflexivo.

Unknown disse...

Esse conto nos faz refletir sobre as coisas que dizemos,e fasemos que são impossíveis de se apagar.WILSON 8 ano A.

Anônimo disse...

Esse conto nos mostra que devemos pensar bem antes de sair por aí magoando as pessoas , pois elas tem sentimentos e nos podemos machuca-lo.

Yasmin andre 9ano B.

Laryssa de Oliveira Dias 1ºB disse...

esse conto é muito bom pois causa um momento de reflexão para q pensarmos antes de falar.

Anônimo disse...

este conto serve de liçao para que possamos prestar bem atençao para o que nao devemos fazer para machucar as pessoas.
Carolina de Almeida
1ano C
colegio executivo

Anônimo disse...

nossa que liçao de vida.essa foi para pois mim costumo agir por impulso.
samara moreira 3°anoA.

Unknown disse...

Esse conto é para se refletir e pensar em certa atitudes que temos no nosso dia-a-dia.




(Juliano César ~3ºB ) C.E

Unknown disse...

todos nos temos que ter conhecimento na vida, porque pelo contrario nao teremos futuro digno Ana Carolina Luisa 9"A"

INGRID 9º C disse...

Interessante, até mesmo por que geralmente todos os contos que eu já vi são grandes grandes, gostei mesmo desse conto, com ele podemos refletir e pensar na nossa vida.

INGRID 9º C

Anônimo disse...

LORENA DE PAIVA 3 ANO B

Temos que pensar bem para fazer qualquer coisa antes, para nao se arrenpender depois. pois ja feito o sentimento nao tem mas volta. No momento de raiva podemos fazer qualquer coisa, isso provoca tantas coisas que podemos presenciar nos jornais..

Anônimo disse...

Esse conto é muito construtico
Adriana3°A

pedro w disse...

Bela reflexão.

Hosana disse...

Apesar de ser curto , causa um grande impacto. Gostei

Unknown disse...

Ligiane Martins-3°A
Nossa,o texto apesar de curto está impregnado de ensinamentos...Adorei.
Agora vou pensar 2vezes antes de conversar na sua aula,vai saber a impressão que causarei em você,e ainda mais...as consequencias que esta impressão me causará..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gleyce disse...

nossa adorei esse conto! fala em poucas palavras oq as pessoas sao aneii!!
eé temos q pensar duas vezes antes de abri a nossa boca pra fala besteras!!

(Gleyce Rayane9ºc)