segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A clareza de um texto.

Você já fez alguma redação em que o comentário do corretor foi: Falta clareza das ideias, texto confuso, falta de coesão, parágrafo confuso?

É muito ruim quando lemos algo e não entendemos com exatidão o que aquele escritor quis dizer. Os argumentos se emendam uns nos outros, uma nova ideia surge a cada vírgula e em um mesmo período, o parágrafo parece não ter mais fim!

Uma redação é clara quando há transmissão do conteúdo ao interlocutor de maneira que este compreenda a mensagem. Logo, redações mais concisas, ou seja, objetivas, tendem a possuir mais clareza.

Se você tem dificuldade em estruturar bem seus pensamentos, utilize um rascunho. Leia sobre o assunto e busque na memória o conhecimento que já tem sobre ele. Então, reflita sobre o que vai escrever e como vai fazê-lo. Para isso, delimite o tema geral em um específico como, por exemplo: Tema geral: Amazônia, Tema específico: Manifesto Amazônia para sempre.

Quando você restringe o tema, restringe também o que vai escrever. Não que o texto deva ficar pequeno, mas sim objetivo, a fim de que seja desenvolvido plenamente. O escritor também deve ficar atento ao número mínimo de 15 linhas e máximo de 30 ou 35 (dependerá do processo seletivo).

O rascunho é muito importante, pois nele os erros poderão ser corrigidos antes de serem passados para a folha de redação definitiva. Quanto à clareza, tente cumprir com os seguintes aspectos:

a) Faça frases curtas, pois períodos longos geralmente ficam confusos.
b) Não tente parecer mais culto, empregando palavras que desconhece, pois correrá o risco de errar quanto ao significado. Portanto, use palavras simples e precisas.
c) Tenha cuidado com a ambiguidade, que é quando uma oração pode ter mais de um sentido: Peguei as chaves da Ana. (peguei as chaves que estavam com Ana ou as chaves que pertenciam a Ana?)

d) Coesão: As partes devem estar interligadas, ou seja, relacionadas. Não comece falando de alguma coisa e parta para outra, sempre termine a ideia inicial sem delongas. Frases com muitas vírgulas são indício de falta de coesão. Outra questão é não tentar passar as ideias de acordo com o que vão aparecendo em sua mente, pois o fluxo mental é intenso. Na hora de escrever, concentre-se e sempre leia cada parágrafo que acabou de redigir para verificar se está claro!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

20 comentários:

Unknown disse...

a clareza de um texto exige um grande nivel de leitura com um alto nivel de entendimento do leitor onde varios campos da clareza de um texto recorem aos meios que prestem alguma informaçao
necessaria para a compreensao do leitor.

Anônimo disse...

A clareza de um texto é muito importante, pois, o leitor após ler um texto tem que levar alguma informação pra si.

Beatriz disse...

A clareza de um texto é muito importante,pois o leitor após ler um texto tem que levar alguma informação pra si.

Luiz Guilherme disse...

Após uma leitura de um texto,você deve tirar algumas conclusões pois num texto tem várias coisas positivas,e também negativas,além disso é sempre bom ler.

Wanderson disse...

Uau, já tem gente comentando mesmo!!!

Unknown disse...

Tem sim professor Sou do 3°A Do Colégio Executivo!!

Fabrizzio 9° B - Executivo disse...

hehe Outro tópico muito importante para muitos que não sabe sobre este assunto. -q

Unknown disse...

na minha opinião a pessoa lendo ela se expresa melhor escrevendo um texto. Murilo Henrique 9°ano A ,colegio executivo

Unknown disse...

Para mim voçê praticando a leitura voçê se desenvolve o seu conhecimento e aprende a conhecer mais palavras.

A leitura é fudamental para interpretação de texto isso ajuda na hora de fazer aquela redação de um tema complicado de se entender

postado por: Lucas Moreira 3°B

Colégio Executivo

Unknown disse...

ACHO IMPORTANTE ESTUDAR A ''CLAREZA DE UM TEXTO'' PARA QUE POSSAMOS ESCREVER, INTERPRETAR E DIALOGAR DE FORMA COMPRIENCIVEL PRA TODAS AS PESSOAS AO REDOR.TEMOS QUE COMPRIENDER QUE UM TEXTO FOI FEITO PRA SER ENTENDIDO ,POR ISSO QUANDO NAO ENTENDEMOS DEVEMOS PROCURAR AJUDA PRA INTERPRETAR O TEXTO DE FORMA CORRETA.

Colégio Execultivo
Aluna: Larissa Jordane
Série: 2°A

ivo disse...

eu gostei dese tema porque muitas veses meus eros na escrita me atrapalhao agora sei como consertalos e restrurarlos
meu nome e ivo 1ano B

gabriel 9° B disse...

muito bom seu blog explica cada coisa que eu preciso!

Anônimo disse...

TENHO DIFICULDADE DE REDIGIR UMA REDACAO AS PALAVRAS DO MEU TEXTO SAO POBRES E SEI QUE ISSO NO VESTIBULAR E EXTREMAMENTE IMPORTANTE.

Anônimo disse...

LORENA DO 3 ANO B
TENHO DIFICULDADE DE REDIGIR UMA REDACAO AS PALAVRAS DO MEU TEXTO SAO POBRES E SEI QUE ISSO NO VESTIBULAR E EXTREMAMENTE IMPORTANTE.

M4rC3L0 disse...

ÈÈÈ a clareza de um texto é bem importante .. porque se vc ler um texto indireto vc não sabe aonde o assunto quer chegar. Muito importante..*_*

Marcelo Marcelino Alves Filho 9º ano A

Anônimo disse...

(...) É muito ruim quando lemos algo e não entendemos com exatidão o que aquele escritor quis dizer. Os argumentos se emendam uns nos outros, uma nova ideia surge a cada vírgula e em um mesmo período, o parágrafo parece não ter mais fim! (...)
. Assunto interessante, afinal precisamos aprender como fazer uma redação certa, pois precisamos disso ate mesmo ne festibulares e na escola.. onde a redação é muito importante ;)
- BRUNA ALVES 9°A (executivo

Guilherme A. disse...

Mas essa e uma questao meio que dificil pra muitas pessoas porque ao ponte de vista do escritor esta normal da pra le porem ao leitor ja nao e assim.
Guilherme 3A

Anônimo disse...

tem que ter clareza PATRICK RAMON 3° A

Anônimo disse...

é muito importante ler muito sobre vários assuntos,assim fica mais fácil na hora de produzir uma redação temos mais ideias,quanto positivas quanto negativas para criar uma boa redação.

Thaynara Borges Costa Silva 3° ano "B"

gleyce disse...

e verdade o texto tem q levar algumas informações basicas pra as pessoas e para si msm!!
muito bom!

Gleyce