domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que é literatura?

Quem não conhece a vida rural ou a vaca, fala que o leite vem da padaria ou do supermercado. Assim acontece com a literatura. Alguém poderá responder que literatura é aquilo que se estuda na escola, que ela esteja restrito ao mundo escolar.
Há outra deturpação. A pessoa resolve escrever para ficar famosa, e acha que a literatura é o caminho. Na verdade, a pessoa escreve (ou pinta, ou esculpe, ou...) porque sente necessidade de extravasar, quer se doar ao outro.
A literatura, antes de ser estudo, foi vida, criação de uma pessoa, é a simulação da vida. Toda pessoa devia ter uma arte preferida para se expressar ou fruir, como se fosse um hobby, porque nela expressa a sua alma.
Algumas pessoas escolhem a música, outras a pintura, o cinema. E há quem goste de escrever, fazer contos ou poema, novelas ou romances, sem objetivo prático, apenas para ter prazer, com toda gratuidade possível num sistema de mercado. Esses fazem literatura.
Que ela seja objeto de estudo nas universidades e nas escolas é uma conseqüência inevitável, mas não deve ser o objetivo primeiro de quem a faz.
Completa-se aqui com a definição com Afrânio Coutinho:
“A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social.
O artista literário cria ou recria um mundo de verdades que não são mensuráveis pelos mesmos padrões das verdades factuais. Os fatos que manipula não têm comparação com os da realidade concreta. São as verdades humanas, gerais, que traduzem antes um sentimento de experiência, uma compreensão e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro.
A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana.”
*Hélio Consolaro é professor de Literatura, coordenador deste site, cronista da Folha da Região e presidente da Academia Araçatubense de Letras.

26 comentários:

Unknown disse...

Definições essenciais para quem tem dúvida ao sentido literario.
Concordo sim que toda pessoa deveria ter uma arte preferida para se expressar,na verdade acho essencial para as pessoas.
Afrânio Coutinho se expressa muito bem na sua definição,gostei muito.

LAURA SOARES 2 ano B
COLÉGIO EXECUTIVO

Lucas disse...

Eu entendi que a literatura não é só ler ou fazer um poema ou um texto., A literatura faz parte da nossa vida,e nós precisamos dela para saber criar ideias.

No Brasil, até o início dos anos de 1960, a leitura de textos literários era considerada uma obrigação natural por parte de professores e de alunos, não havendo quem questionasse o sentido do ato de ler.

Então hoje em dia que estuda não consegue fugir da literatura, porque nós precisamos dela e ela
precisa da gente até no final da nossa vida.

Postado por Lucas Moreira de Aguiar
Colégio Executivo
Série 3°B

Unknown disse...

Literatura é a ARTE da Palavra !

Colégio Executivo
1° ano B
Jéssica Sardinha

Bruno disse...

esse texto serve pra entendermos, que literatura não é so um livro ou um poema ou texto tem todo o processo de se fazer arte assim como uma musica ou escultura

Bruno Rodrigues
2° ano A
Colégio Executivo

Anônimo disse...

A Literatura é uma arte em que fazemos ela por prazer e por obrigação como por exemplo na obrigação de ter um trabalho

Luiz Paulo
3ªano 'A'
Executivo

Matheus Rodrigues disse...

Muito bom este texto explica direitinho como e o ponto de vista de algumas pessoa,como escolher uma coisa pra se destrair e contrair da rotina do dia-a-dia.

Matheus Rodrigues Lima
9°ano B

Anônimo disse...

literatura e a arte do meio e transformação. PATRICK RAMON 3°A

Unknown disse...

e realmente incrivel saber o ver daderio contexto da literatura ,o saber de usar as palavras
postada pela aluna larissa juliana
colegio executivo 1ano b

Unknown disse...

KARLA KATIUSSY VIEIRA
3° ANO "A"
COLÉGIO EXECUTIVO

CADA UM COM SEU PONTO DE VISTA E COM SUA OPINIÃO..
A LITERATURA POSSUI EM CADA ATO DO NOSSO DIA-A-DIA, LITERATURA SÃO FATOS,INTERPRETAÇÃO,APRENDIZADO,CULTURAS E O PRINCIPAL "PENSAMENTO PRÓPRIO".

amanda disse...

Literatura não é só ler mais sim desfrutar do que é bom e aprender coisas novas.
Amanda Sousa Ramos 8 ano a

Unknown disse...

literatura e uma arte parbens muito bom eduardo freitas 2°ano B

Matheus Rodrigues disse...

Otimas explicaçoes pra quem tem vergonha de tirar duvidas na sala de aula,e pode ate tirar suas duvidas aqui.E pode ate ajudar na prova rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

A literatura é uma Arte como qual quer outra coisa tipo musica e tal
A literatura é a arte da palavra
Michelle Barbosa 2°C

Anônimo disse...

a literatura e uma arte em nossas vidas. Hygor 2anoC

Unknown disse...

Liliane Teixeira 1ºc E.M. =pra mim a literatura faz parte da nossa vida, ela não é somente um poema ou um texto e sim uma arte!!

Anônimo disse...

A literatura não são apenas histórias contadas,mais sim expressões do que o autor sente ou pensa...e que na maioria das vezes nos faz refletir sobre o assunto!

Anônimo disse...

A literatura não são apenas histórias contadas,mais sim expressões do que o autor sente ou pensa...e que na maioria das vezes nos faz refletir sobre o assunto!

Colégio Executivo
Anna Clúdia Gadelha
1°ano C

Unknown disse...

Literatura não é só ler mais sim desfrutar do que é bom e aprender coisas novas.
e por muitas vezes nós faz refletir !!
Leticia 1anoC

Anônimo disse...

a literaura pode ser uma forma de inspiraçao pelos livros e varios contextos da vida,por ser tambem obras bastante romanticas,e ate mesmo atuais.
Carolina de Almeida
1anoC
COLEGIO EXECUTIVO

Anônimo disse...

Literatura tambem é arte. Arte de aprender!!!
Adriana 3°A

pedro w disse...

A literatura é interessante pois pode ser interpretada de diferentes formas.

Hosana disse...

Quem é bom em literatura , com certeza é bom em comunicação.

Unknown disse...

'Literatura segundo o "Michaelis - Dicionário da Língua Portuguesa - "é a arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos ou práticos. O exercício dessa arte ou da eloqüência e poesia. O conjunto das obras literárias de um agregado social, ou em dada linguagem, ou referidas a determinado assunto: Literatura infantil, literatura científica, literatura de propaganda ou publicitária.
-Fasso de suas palavras minhas ...
:D
Kelly Daiane R. Viegas
3° A

Unknown disse...

Literatura pode ser interpretada de varias formas. Cada pessoa tem o seu conceito sobre literatura

Unknown disse...

literatura pode ser definida de varias formas, como arte de ler e escrever

Camila Senna disse...

Eu descobri meu oásis, nele, me acalmo, estou toda.
Sempre fui e sou muita intensa, impetuosa... E na poesia me encontrei, ou melhor, a poesia me encontrou. Nunca pensei em ser poeta, o máximo que fazia quando criança era rabiscar algo no diário.
No ano de 2010 passei por uma situação difícil, mas tão difícil que me sufocava. Me vi num deserto de entontecer, me vi só.
Foi quando peguei uma agenda e naturalmente comecei a escrever, escrever, escrever... Quando chegava ao final via que tudo estava meio que rimando(rs)... Achava até engraçado aquela situação. Não por não gostar de poesia e literatura no geral, pelo contrário, sempre amei ler tudo que de alguma forma me tocasse, me arrepiasse e de uma forma geral fosse instigante e principalmente edificante para minha alma. Mas poeta? - Não. rs
Hoje a poesia em minha vida é tudo, foi a maneira que encontrei de enlouquecer sadia, falo de mim de forma ruim, boa, gostosa... Se eu não puder morrer, ressuscitar, rodopiar, gozar, para mim não é poesia, é prisão.

Adorei o post, adorei seu blog.
Um Salve.
Luz, shalom.